domingo, 17 de agosto de 2008

Adubos e Pesticidas Naturais

TIPO DE ADUBO
N
P
K
Algas Secas
0.45
.46
1.29
Cinza de Madeira
0.00
0.00
15.00
Composto Orgânico
1.20
1.40
.050
Esterco de cavalo
0.54
0.23
0.54
Esterco de gado
0.40
0.20
0.44
Esterco de Ovelha
0.83
0.23
0.67
Esterco de pombo
1.75
1.80
1.00
Esterco de porco
0.45
0.19
0.60
Esterco de galinha
1.63
1.55
0.80
Farinha de osso
2.00
24.00
0.00
Farinha de peixe
5.00
9.00
3.00
Farinha de sangue
12.00
1.00
0.60


CALDA BORDALESA - fungicida
-A calda bordalesa é preparada com sulfato de cobre que é encontrado em casas especializadas em jardins em sacos com pequenas quantidades. MODO DE PREPARO - 2 grs ou 2 colheres de café por litro de água.
CALDA SULFOCÁUSTICA - P/ preservar madeira em Jins e Sharis
-CONTEÚDO 1 litro de água 70 grs de cal 100 grs de enxofre MODO DE PREPARO - Ponha a água com cal para ferver. Quando estiver ebulindo o enxofre será adicionado aos poucos, em fogo baixo. Após alguns minutos o enxofre terá se dissolvido e, parte da cal terá permanecido sem se dissolver e não mais se dissolverá. Esfriar e coar. Está pronto para o uso.
COXONILHAS - Combate (Veja também "'OLEO MINERAL")
MATERIAL 100 grs de fumo 1 litro de água 1 barra sabão de côco de 200grs ralada. 1/2 litro de querosene OU 1/2 litro de detergente neutro
PREPARO:
Deixar o fumo de molho na água por 24 horas, após este período aquecer em fogo (NÃO DEIXAR FERVER). Coar. Usar um coador de pano para reter todos os resíduos. Diluir o sabão na calda em FOGO BAIXO. Tirar do fogo e acrescentar 500 ml. (1/2 litro) de querosene ou pode ser usado também, no lugar do querosene, um detergente neutro.
USO
DILUIR 1 PARTE DO PREPARADO PARA 10 PARTES DE ÁGUA E ASPERGIR SOBRE AS PLANTAS ATACADAS.
ENRAIZADORES
Outra dica é usar como enraizante a erva daninha TIRIRICA batida no liquidicador com água, a tiririca possui grande quantidade de ácido indol-acético que estimula a formação das raízes. Após 5 meses de espera, a árvore esta pronta para ser coletada. OBS.: A “caldo de tiririca” deve ser guardado em recepiente escuro, não transparente, pois o ácido indol-acético perde a sua propriedade se for exposto a luz. Rubens Marcelo 6.39 Rua João Marson, 742 Piscina Cajobi-SP 15410-000 (0XX17) 563.1626
-Vita Flor - Raiz - produto encontrado em lojas que trabalham com jardinagem MODO DE USAR - 1 ou 2 colheres de café por litro de água.
-Complexo B1 MODO DE USAR - 1 cc por litro de água
FERTILIZANTES
-Fórmula encontrada na página da Bonsai Rio http://www.bonsai.com.br -Fórmula 1 - Árvores Frutíferas Base = 1 litro de água 10% de torta de soja ou de mamona ou de grãos de colza. Prefiro a colza 15% de farinha de osso 05% de cinza de madeira ( se a árvore é de PH alcalino ) Substitua a cinza por enxôfre em pó, flor de enxôfre, se a árvore é de PH ácido. 5 grs de pó de folha de tabaco ou, o conteúdo de tabaco de 5 cigarros.
-Fórmula 2 - Demais Árvores Base = 1 litro de água 10% de torta de soja ou de mamona ou de grãos de colza. Prefiro a colza. 05% de farinha de osso 05% de cinza de madeira ( se a árvore é de PH alcalino ) Substitua a cinza por enxôfre em pó se a árvore for de PH ácido 5 grs de pó de folha de tabaco ou, o conteúdo de tabaco de 5 cigarros. MODO DE PREPARO - Deixe fermentar por um mês, recolha o líquido e jogue fora a parte sólida. Ao usar, faça uma solução de 1 parte do preparado para 10 partes de água, ou seja, uma solução de 10%. Regue apenas o solo do Bonsai.
MÁSTIQUE - Cicatrizante
-Para cortes em raízes, estacas, etc. Protege contra agentes atmosféricos, invasão de insetos ou fungos. Substância adesiva ou aglutinante que os franceses chamam de "mastic". 200 grs de cera de abelha 60 grs de breu 25 grs de sebo de vaca( ou 20 grs de sebo de carneiro) MODO DE PREPARO: Derreter tudo em uma panela, mexer bem para que os ingredientes se misturem. Fazer pequenas formas ou antes que endureçam faça toretes esfregando uma quantidade entre as mão. Você terá mástique para muito tempo. Quando for usar aqueça a ponta de um torete e aplique sobre a parte cortada.
MUSGO - Receita para preparar
1. Recolha um punhado de musgo e retire a maior parte de terra possível. 2. Coloque algumas lajotas de cerâmica dentro de um local com água e deixe por um dia para que fiquem totalmente úmidas. 3. Prepare em um local com sombra uma(s) bandeja(s) com um pouco de água onde serão colocadas as lajotas. 4. Coloque o musgo dentro de um liquidificador e acrescente meia colher de sobremesa de açucar. 5. Acrescente um pouco de água e bata. Se ainda estiver muito pesado, coloque mais um pouco de água até que forme uma pasta verde. 6. Sobre as lajotas coloque uma tela como as de mosquiteiro. A tela deve estar úmida e ficar bem estendida. 7. Com pincel ou espátula passe a pasta de musgo sobre a lajota. 8. Mantenha sempre a umidade na(s) bandeja(s) com a(s) lajota(s). 9- Fertilize com frequência.
Agora é esperar. Fique atento as lajotas pois elas absorvem bastante água. Com o tempo o musgo irá se desenvolver e poderá ser usado levantando-se a tela e cortando-se a quantidade necessária, não é preciso tirar a tela. Com o tempo ela apodrecerá. Esta informação foi retirada do informativo trimestral (Jan/Fev/Março-98) da FELAB - Federação Latino-Americana de Bonsai.
ÓLEO MINERAL
-Usado no combate a coxonilhos MEDIDA - 4 cc por litro de água.
PASTA DE DENTE - Cicatrizante
-É usada também para proteção de cortes em galhos ou raízes. O Sr José Naka mura de Uberlândia diz que não usa nenhum outro produto, desde que ficou sabendo das propriedades fungicidas da pasta de dente.
PASTA CICATRIZANTE
Caro Mário
Finalmente terminei meus testes e acho que cheguei numa fórmula bastante satisfatória. Hoje fiz muitos testes com a pasta e fiquei satisfeito. Parti da premissa de que tem que ser bom (eficiente), barato e fácil de fazer (os ingredientes tem que ser fácil de se obter também). A fórmula que cheguei é:
1/3 de argila 1/3 de pasta de dente 1/3 de graxa de sapato preta
A argila tem a função de selante para tamponar a área cortada. Também dá consistência e cor a ajuda a secar rápido. A pasta de dente tem função de ser bactericida devido ao cloro, precisa ser uma pasta com fluor (acho que hoje todas são). A graxa de sapato é impermeabilizante e dá consitência moldável e cor.
Observações:
A argila pode ser barro de brejo, úmida, de várias cores ou o barro vermelho de barranco que também é argila. Ë importante não conter areia ou silte que a torne arenosa ou ásapera durante a manipulação. Uma boa argila vermelha de barranco dá uma boa cor marron ao ser misturada com a graxa preta e a pasta de dente branca. A pasta de dente deve ser branca pois dá um tom mais opaco mais realista, mais próximo da cor de casca de árvore. Não recomendo cremes tipo gel transparentes e muito coloridos. A graxa de sapato preta com o creme dental branco dá a mistura de cor acinzentada opaca desejada. Recomendo preparar na hora os tres ingredientes e pode-se variar as proporções de modo a ficar mais próximo da cor do tronco. Lembrar que ao secar a cor sempre clareia e fica mais neutra. Colocando mais argila que graxa dá-se um tom mais avermelhado. Colocando-se mais creme dental dá se um tom mais claro, acinzentado, etc... Devido a argila e ao creme dental com o tempo a mistura tende a ressecar. Se for um trabalho longo de poda e aramação e a mistura começar a secar é só adicionar um pouco de água e ela volta a ter a fluidez necessária. Para cicatrizar ponta de galhos finos podados deve-se diluir bem com água pois facilita a aplicação. Para o preparo sugiro um pequeno recipiente raso ou uma placa para se manipular a mistura com uma pequena espátula, que pode ser usada para a aplicação. Uma bisnaga de creme dental e uma lata de graxa de sapato custam pouco e dá para preparar muita pasta (a argila é de graça). Acho que a relação custo/ benefício desta receita caseira é bastante satisfatória.
Um abraço
Thomas Brenner Passos-MG thomas@looknet.com.br .
PASTA BORDALESA - Fungicida/Cicatrizante
-CONTEÚDO 10 grs de sulfato de cobre 20 grs de cal 120 cc de água PREPARO- Dissolver 10 grs do sulfato de cobre em 60 cc de água e, em recepiente a parte as 20 grs de cal em 60 cc de água, juntando em seguida as duas soluções. Atenção- Não usar recepiente metálico na preparação da pasta.
PULGÕES - Combate
MATERIAL 100 grs de fumo 1 litro de água 1 barra sabão de côco de 200grs ralada. 1/2 litro de querosene OU 1/2 litro de detergente neutro
PREPARO:
Deixar o fumo de molho na água por 24 horas, após este período aquecer em fogo (NÃO DEIXAR FERVER). Coar. Usar um coador de pano para reter todos os resíduos. Diluir o sabão na calda em FOGO BAIXO. Tirar do fogo e acrescentar 500 ml. (1/2 litro) de querosene ou pode ser usado também, no lugar do querosene, um detergente neutro.
USO
DILUIR 1 PARTE DO PREPARADO PARA 10 PARTES DE ÁGUA E ASPERGIR SOBRE AS PLANTAS ATACADAS.
SULFATO DE COBRE E VASELINA - Cicatrizante
Semelhante ao produto anterior mas com formulação diferente a pasta cicatrizante informada pelo amigo: Mauri A Baptista Dias Porto Alegre_RS mauribaptista@cpovo.net
Conforme seu texto:" A formula é bem simples e desconheço o seu criador. O fato é que é usada há muito tempo pela minha familia. Os componentes são os seguintes: - sulfato de cobre; ( disponivel nas lojas de agropecuária ) - vaselina líquida ( encontra-se em qualquer farmácia ) Coloca-se 50 grs de sulfato de cobre em um vidro de boca larga e adiciona-se a vaselina liquida aos poucos, mexendo sempre até adquirir a consistencia de tinta grossa. Aplica-se com pincel nos ramos ou raizes recem-cortadas. O produto preparado dura indefinidamente, devendo ser mexido para homogenizar antes do uso.
PRÓPOLIS E VASELINA - Cicatrizante
-Pode ser usado como fungicida na proteção de cortes de galhos ou raízes. Misture 30/50 gotas de própolis em uma lata pequena de vaselina.
SUBLIMATO CORROSIVO - Também conhecido como: Calomelano ou Cloreto de Mercúrio Oso
-Para plantas doentes ou de solos infectados. CONTEÚDO 1 gr de sublimato corrosivo 1 litro de água MODO DE USAR - Desinfetar mergulhando a planta ou estaca. Deixar secar em local sombreado e ventilado.

Nenhum comentário: