terça-feira, 11 de novembro de 2008

COMO FAZER SEU VASO

COMO FAZER SEU VASO
.
Quando comecei a cultivar Bonsai, alguns anos atrás, tive dificuldade de encontrar (aqui em minha cidade) vasos próprios para tal. Ficava desolada porque os floristas locais não sabiam nem o que era Bonsai, que dirá o tal vaso. Foi assim, levada pela obstinação, que descobri a prazerosa e terapêutica arte da cerâmica e, comecei eu mesma a fabricar os vasos que, confesso, é mais fácil do que a gente pensa. Vou tentar nestas poucas linhas, passar dicas que considero importantes para o feitio de um vaso básico para Bonsai.
Um pouco de história
A produção de peças cerâmicas é uma das atividades mais antigas do ser humano. Nasce com os pré históricos no momento em que estes descobrem o fogo e passam a cozinhar alimentos. A palavra cerâmica de acordo com Aristides Pilleggi, vem do grego KERAMIKE - derivados de KÉRAMOS, argila. A cerâmica veio da terra, não é de ninguém, pertence a todos. Fonte: Apostila do Curso de Cerâmica da Casa da Cultura- Joinville-SC . Materiais que vai precisar: .
Argila
Folhas de jornal
Faca
Ripas de madeira com 1 cm de espessura (servirão como niveladores)
Rolo de abrir massas
. A Técnica .
Abra várias folhas de jornal sobre a superfície de trabalho. Em cima destas, sove bem a argila. Abra-a com auxílio do rolo de abrir massa, usando as duas ripas de madeira como guias para obter uma placa de espessura uniforme. _(a)
Com a faquinha recorte a placa de argila no formato que desejar o vaso. Retire as rebarbas deixando sobre o jornal apenas a placa recortada. - (b)
Com as mãos, vá levantando suavemente as bordas dando-lhes um formato ondulado ou outro que sua imaginação mandar. - (c)
Acentue o ondulado das bordas com os dedos - (d) Obs.: Não esqueça de fazer os furos de drenagem.
. Deixe secar completamente sobre o jornal e faça a queima entre 750 e 800 Graus. Existem lugares com fornos próprios que cobram bem baratinho para fazer a queima. Geralmente em olarias ou escolas de arte.
Lia Yanke Rua Ágata, 412 Saguaçu Joinville-SC 89 221 230
(0xx47) 472 2244 (0xx47) 9984 0191 danique@ig.com.br
// Proibe clicar com o "segundo" botao
function click() {
if (event.button==2) {
alert('Código fonte indisponível!')
}
}
document.onmousedown=click

Nenhum comentário: