terça-feira, 11 de novembro de 2008

A FOLHA

A FOLHA . FOLHAS
As folhas são o principal local da fotossíntese e da evapotranspiração (perda da água po evaporação pela cutícula dos estômatos). Uma folha típica compõe-se de uma lâmina fina com uma rede de nervuras e pecíolo (haste da folha). Podem ser simples, cuja a lâmina é única, ou compostas, cuja a lâmina é dividida em folíolos separados (Série Atlas Visuais Plantas) As folhas também são classificas principalmente pelo formato da sua lâmina ou folíolo, ápice, base, margem, pela sua venação , textura, indumento e coloração.
.
lâmina: Parte expandida da folha; o mesmo que limbo.
pecíolo: parte da folha que prende o limbo (lâmina) ao caule, diretamente por meio da bainha.
bainha: parte basilar e alargada da folha, que abraça o caule. foto - bainha ocreiforme (Hedyosmum brasiliense).
estípulas: cada um dos apêndices, geralmente laminares e em número de dois, que se formam de cada lado da base foliar. foto - exemplo de estípulas foliáceas na base de uma folha composta (Calliandra foliolosa).
nervuras - conjunto de elementos condutores mecânicos e outros que se distingue, em geral com grande nitidez nas folhas, em especial na sua face inferior. foto - nervação reticulada saliente na face inferior do limbo (Campomanesia guazumifolia).
Venação - distrubuição das nervuras, ou conjunto das mesmas; o mesmo que inervação e nervação.
Indumento - (do latim indumentum, derivado de induere, vestir) conjunto de pêlos, escamas, etc. que recobre a superfície dos diversos órgãos da planta.
FOLHA SIMPLES
Quando o limbo apresenta-se inteiro ou recortado, mas não subdividido.
Partes constituintes da folha simples lâmina: Parte expandida da folha; o mesmo que limbo. pecíolo: parte da folha que prende o limbo (lâmina) ao caule, diretamente ou por meio da bainha.
Exemplos de folhas simples .
FOLHA COMPOSTA
Diz-se da folha cujo limbo é formado por várias unidades (um ou mais folíolos) e contem, na base do pecíolo comum, gemas de crescimento, estípulas ou bainha.
Partes constituintes da folha composta Folíolo - cada uma das partes laminares de uma folha composta, o mesmo que pina. Raque (ou ráquis ou ainda pecíolo comum) - eixo principal de uma folha composta ou de uma inflorescência.
Exemplos de folhas compostas
Tipos de folhas compostas Unifoliada: com apenas 1 folíolo. A folha composta unifoliolada diferencia-se de uma folha simples pela presença de uma pequena articulação em sua base, no ponto em que se une com o pecíolo. Bifoliolada: com 2 folíolos Trifoliolada (ou ternada): com 3 folíolos Penada: com folíolos saindo dos dois lados em toda a extensão do pecíolo principal ou ráquis. paripenada: folhas terminando em um par de folíolos imparipenada: folhas terminando em um folíolo terminal Palmada: com 3 ou mais folíolos saindo do ápice do pecíolo principal ou ráquis. Bipinada (ou recomposta): folhas duplamente compostas, acontece quando os folíolos são tambem compostos.
MARGEM
inteira: liso, sem deformação ou divisão.1 aculeada:com pontas agudas e rígidas na margem do limbo. Ex. abacaxi.1 crenada: com dentes obtusos ou arredondados. Ex. folha-da-fortuna.1 dentado: com dentes regulares não inclinados. Ex. roseira.1 serrada: dentes como os da serra, inclinados para o ápice.1 lobada: limbo dividido em lobos mais ou menos arredondados. Lobos menores que a metade do semilimbo (nas folhas peninérveas) ou do limbo (nas folhas palminérveas). Subdividem-se em pinatilobadas (bico-de-papagaio) ou palmatilobadas (guaxima).1 sinuosa: incisões entre projeções marginais de qualquer tipo - lobos, dentações, serrações ou crenações.2 espaçada: intervalos entre pontos nos dentes ou crenações.2 seriada: dentes separados em grupos. revoluta ou enrolada: margem virada para baixo ou enrolada sobre si mesma, como um pergaminho. Aplica-se para margens inteiras ou não-inteiras.2 irregular: margem irregular, como se fosse mastigada.2 Fonte:
1VIDAL,W.N. & VIDAL,M.R.N. Botânica - Organografia; quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos UFV, Impr. Univ. 3º edição, 1995.
2HICKEY, 1973. Classification of the architecture of dicotyledonous leaves. Amer. J. Bot. 60 (1): 17-33.
.
SOBRE AS CLASSIFICAÇÕES ABAIXO VOCÊ PODERÁ SABER MAIS CLICANDO NO LINK DA BDT NO FINAL DESTA PÁGINA
FORMA
FILOTAXIA
NERVAÇÃO
TIPOS DE BASE
TIPOS DE ÁPICES
CONSISTÊNCIA

SUPERFÍCIE

Nenhum comentário: